Translate this Page
Enquete
Qual o Seu Assunto Preferido
Áudio
Vídeo
Música ao Vivo
Tecnologia
Ver Resultados
ONLINE
1




AUXILIARES

AUXILIARES

 

 

Auxiliares: uma ajuda mais que bem-vinda
 

Um amigo está enrolado com os Auxiliares da mesa de som e pede para explicar melhor o funcionamento. Então vamos lá!

Toda mesa de som que pretenda ser profissional tem pelo menos dois auxiliares, um chamado de PRÉ-FADER e outro chamado de PÓS-FADER. Nas mesas importadas, é comum encontrarmos a indicação "Aux Pre" e "Aux Pos" (em algumas mesas, inclusive, é possível até mesmo selecionar se o Auxiliar será Pré ou Pós. Fader (pronuncia-se "feider") nada mais é que o controle de volume de cada canal.Nas mesas nacionais, é mais comum encontrar esses controles pelo nome das suas funções.  O Pré-Fader é o Aux Mon (ou Monitor) e o Pós-Fader é o Aux Eff (de Efeito).

Mesa de som Staner, com 2 Auxiliares Pós (em amarelo, chamados de Efx 1 e Efx 2) e 1 Aux Pré (em verde, chamado de Mon)

O Auxiliar Pré-Fader é uma valiosa ajuda para implementar monitoria para os músicos (retorno de som para os músicos). Ele lhe permite ter um volume em separado para um ou mais canais. Isso é extremamente útil. O exemplo a seguir explica melhor.

Em uma determinada igreja, o tecladista é "surdo", e quer que aumente, aumente, aumente o seu volume. Se na mesa não há o recurso de Aux Pré e o operador tem aumentar o fader do canal, estará aumentando o som para a igreja toda, não somente para o músico.  Quando já está insuportável para a igreja, o tecladista ainda reclama que o volume está baixo. Quando a mesa tem Aux Pré, podemos mandar o sinal do teclado para um canal de um amplificador, através do Aux Pré, e deste para uma caixa de retorno no ouvido do instrumentista, resolvendo o problema. Nesse caso, aumentamos o volume para o músico, satisfazendo-o, mas não alteramos o som que o público está ouvindo. Isso é que fantástico no recurso: podemos atender ao músico e à igreja simultaneamente!

Este Auxiliar é chamado Pré-Fader porque permite ser usado de forma totalmente independente do fader do canal. Mesmo quando o volume do canal está totalmente zerado, é possível ainda ter som nas caixas de retorno, para o músico. Assim, os operadores usam o fader do canal para o controle de volume do público, e o Aux Pré para controle de volume de retorno.O uso do Auxiliar Pré-Fader facilita a vida do operador de som ao permitir atender aos instrumentistas (mais, mais, mais volume) e à igreja.

Mas o Aux Mon cobra algumas coisas para funcionar direito: um amplificador a mais, caixas de retorno e o posicionamento do operador longe dos músicos, em uma posição que escute mais o som da igreja que o som dos retornos (ou monitores, mesma coisa). Se o operador estiver do lado de uma caixa de retorno com volume altíssimo, como regular o som para a igreja?

Quanto mais Auxiliares Pré-Fader uma mesa tiver, melhor será, porque podemos separar melhor os retornos. É possível ter um sinal só com o som do baixo, outro com baixo e teclado, outro para o solista com sua voz e teclado, etc. Quantos mais Auxiliares Pré-Fader, mais músicos (e cantores) atendidos, do jeito que eles quiserem. 

Mesas de som de pequeno porte costumam ter de um único Aux Pré (em muitas, nenhum). Algumas mesas de médio porte, entre 16 e 32 canais, possuem de 2 a 4 Aux Pré. Grandes consoles (mesas de som com grande número de canais também são chamadas de consoles) podem ter 8 ou mais Aux Pré. Existem consoles de 56 canais com até 20 auxiliares.

Auxiliares de um console Ciclotron VEGA 48 canais. De cima para baixo, em cinza na foto, temos 6 Aux Pré, depois 2 Auxiliares que podem ser Pré ou Pós por chave, depois mais 2 Auxiliares que podem ser Pré ou Pós. Há ainda mais dois Auxiliares fixos em Pós, que não aparecem na foto. Esse console tem 12 auxiliares.

Agora que já entendemos o conceito do Pré-Fader, o Pós-Fader (Aux Eff) é fácil. É o mesmo Auxiliar, só que agora seu caminho passa obrigatoriamente pelo fader. O volume do Aux Eff será tão alto quanto o volume do fader do canal. Logicamente, se o volume do fader do canal estiver no mínimo, não teremos som no Aux Pós.

Como não são volumes separados, não são úteis para retorno. Não tem a vantagem que o Aux Pré tem. Se usássemos para monitoria, o som que o músico receberia seria sempre limitado ao máximo de volume que está sendo encaminhado para o público. Só que, em geral, os músicos querem se ouvir em um volume muito maior do que o volume disponível na mixagem.

O Aux Pós é feito especificadamente para uso com módulos de efeitos, pois o efeito receberá tanto sinal quanto o volume do canal. Diminuindo-se o volume do fader do canal, estamos também diminuindo a quantidade de efeitos nesse canal.

Em geral, as mesas tem pequenas tem 1 Aux Pós, mesas de médio porte (16 a 32 canais) tem de 1 a 2 Aux Pós. Em consoles, o mais comum é termos uma grande quantidade de auxiliares, com uma chave que permite selecionar a função de cada um deles ou de grupos de auxiliares, se Pré ou Pós.



Seção Master de Auxiliar de uma mesa Ciclotron CSM 24.4. São 4 Auxiliares Pré (em cinza). Na seção de Master, é possível Mutar o Auxiliar, regular graves/agudos ou mesmo encaminhá-los para o Aux Pós, de efeit, da mesa (em preto, Aux 5)

Podemos pensar em outros usos para os Auxiliares, não somente o de monitoria nem módulos de efeitos. Podemos sonorizar uma região com um som diferente que o PA. usando os auxiliares. Por exemplo, uma caixa de som instalada para o público que fica do lado de fora de uma igreja em dia de casamento (quando a igreja lota, a solução é quem chegou tarde esperar do lado de fora). Pode-se “abrir” o volume dos Auxiliares somente nos canais que desejamos encaminhar para essa caixa fora. Para evitar incomodar muito os vizinhos, é interessante jogar apenas o som de um teclado e a voz do pregador. E nesse caso, tanto faz ser Aux Pré ou Pós.