- Cássio Borges
- Área para Músicos
- Acústica
- A Musica e o Computador
- Consoles de Som
- Consoles Digitais
- Crossovers
- Compressores
- Conectores e Plugs
- Dicionário de Áudio
- Equalizadores Gráficos
- Eletricidade e Som
- Home Theater
- Impedância
- Instrumentos Musicais
- Manuais
- Microfones
- Monitores de Palco
- O Técnico de Som
- Ouvido Humano
- Produção do Som
- Perigos do Som
- Revistas Especializadas
- Tabela de Cachês
- Trabalhando com uma mesa de som
- Texte seus Conhecimentos
- Velocidade do Som
- Videos Técnicos
- Video Clips
- Links
- Área Reservada
- Livro de Visitas
- Contatos
|
2 |






EARSETS
| Autor: Fernando A. B. Pinheiro |
|
Microfones earsets (ear = orelha) são uma evolução dos headsets. Se os headsets são “trambolhos”, os earset são extremamente pequenos e discretos. Na verdade, são quase invisíveis. São condensadores (cápsula pequeniníssima, precisa de energia - pilha), cuja haste é presa em apenas uma orelha do usuário. É o microfone muito utilizado por apresentadores de televisão em programas de estúdio, sendo que algumas vezes só o notamos se prestarmos bastante atenção. A maioria é ominidirecional, de sensibilidade baixa. A sensibilidade pode ser baixa porque a distância até a fonte sonora é pequena e não varia, tal qual o headset. Ele é bem menor que os headset, mas seu sistema de prender é mais complicado. Se no headset você tem que encaixar o suporte por cima das orelhas, neste é necessário encaixar o suporte em volta de uma orelha. A diferença parece ser pequena, mas não é. Muita gente se complica totalmente ao colocar esse microfone. E nem todo mundo acerta: alguns acabam colocando errado o microfone e apontando a cápsula muito para baixo ou para cima, forçando uma intervenção do operador de som (ir no lugar e acertar). Recomendo sempre, é excelente. Mas precisa de treino de uso por parte dos usuários e muito cuidado por parte de todos. |

Os earsets são caros, caríssimos. São tão caros que praticamente só existem modelos para uso em sistemas sem fio. O preço dos sem fio começam em 1.500,00 reais, mas há modelos até 5.000,00 reais.
Extremamente frágil. Todos precisam de muito cuidado. As soldas são mínimas, e quebram facilmente. Os fios são finíssimos, e muito suscetíveis a problemas. A cápsula é mínima, de tão pequena. É um microfone que requer muita atenção e cuidado antes, durante e depois do culto. A figura ao lado destaca os pontos mais frágeis, exatamente os pontos de solda.